Como se determina o Canhotismo?

Já sabemos que o Canhotismo é determinado pela grande dominância de um lado do cérebro pelo outro. O cérebro é dividido em duas partes, o hemisfério esquerdo e direito. O corpo é um cruzamento, ou seja, o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, enquanto o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

Embora pareçam iguais, cada hemisfério tem funções diferentes. Investigadores concluiram que a linguagem e processos de pensamentos analíticos são efectuados pelo hemisfério esquerdo, enquanto a atenção espacial, musical, e emocional pelo direito. Mensagens são enviadas entre eles, através de milhões de nervos.

Como estão interligados, poder-se-á concluir que os destros são melhores em pensamentos analíticos, ou que os canhotos são mais criativos ou musicais. O seu processo de raciocínio ou técnicas de resolução de problemas, podem diferenciar-se, dependendo das características mais desenvolvidas no cérebro. Por exemplo, pensa-se que um canhoto compreende uma ideia, criando uma imagem na sua cabeça. Para somar 2 + 2 eles imaginarão 2 objectos e mais 2 objectos, somando-os literalmente na sua cabeça. Sabendo isto, poderá ajudar um Professor de um canhoto a expôr problemas de forma diferente, para que o canhoto posso rapidamente visualizar uma imagem e assim responder mais depressa.